PORTIFÓLIO DO DIEGO

NESTE BLOG, VOCÊ ENCONTRARÁ UM CONTEÚDO ACADÊMICO, INFORMATIVO E REFLEXIVO.NÃO SE ESQUEÇA DE COMENTAR.

Translate This Page

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Documentário Peões


                                       




 O documentário “Peões” mostra varias historias de pessoas que trabalhavam na Indústria Metalúrgica do A.B.C paulista e que fizeram parte do movimento grevista de 1979 a 1980, liderado por Luis Inácio Lula da Silva. Esta greve existiu pessoas que lutaram por seus direitos e pelos direitos de todos trabalhadores nas indústrias metalúrgicas, mas até então permaneceram anônimas até a gravação deste documentário.
O documentário exibe alguns trechos das greves, recordando as lutas dos operários por seus direitos trabalhistas e relata histórias de pessoas que participaram desta greve, descreve sofrimentos e glórias de suas trajetórias de suas vidas desde então.
Alguns fatos que o documentário exibe são de uma simplicidade e de uma ingenuidade tamanha principalmente por parte dos operários, que deixam seus depoimentos ao decorrer do documentário e exibem uma grande fé no seu líder grevista. Também mostra uma falta de reflexão sobre o incidente, exibe uma vontade de melhores condições sociais e trabalhistas, mas mostra uma alienação total sobre uma luta que se quer alguns realmente sabem o tamanho do significado pelo o qual participavam das manifestações. Um exemplo claro do documentário é quando o entrevistador faz uma pergunta para um ex-grevista. A pergunta foi a seguinte:
_Porque o senhor participava das greves?
Ele respondeu: Há! Por que eu gostava!
Por este motivo existe uma falta de reflexão sobre este assunto por parte de alguns manifestantes que às vezes estavam no movimento para causar anarquia.
Algo importante a se relatar é a união dos trabalhadores por seus direitos, o que hoje não existe mais. Outra passagem do documentário mostra uma situação que o líder Lula faz a pergunta para as pessoas que estavam na manifestação se todos querem continuar com a greve, sendo que na manifestação existia o incrível número de cento e quarenta mil manifestantes. (falta uma conexão, reveja a frase)
Este documentário conta uma história muito inspiradora, mas existe algo que nos chama a atenção que é o fato de transparecer uma forma de manipular ideologicamente a opinião política das pessoas, como os relatos sobre o líder grevista Lula. Um grande líder revolucionário e comunista, que luta pelos direitos de todos e por uma sociedade igualitária promovendo assim uma melhor condição de vida.  Outro fato que este documentário nos deixa a pensar e se pode ou não existir uma manipulação do eleitorado sobre a escolha do Presidente República, por o documentário que foi lançado no segundo semestre de 2002, perto da eleição presidencial, do qual Lula se candidataria a Presidência.
Finalizando, o filme mostra uma leve trajetória da vida de Lula e do Partido Trabalhista (PT).
 Este filme nos dá um alerta sobre: a) o que devemos fazer para termos os nossos direitos trabalhistas; b) como não podemos deixar nossas vidas e as vidas de nossos filhos e netos regredirem; c) com não podemos trabalhar apenas para o misero salário no final do mês, mas sim por nossos direitos trabalhistas que todo trabalhador honesto e digno precisa.

Um comentário: