PORTIFÓLIO DO DIEGO

NESTE BLOG, VOCÊ ENCONTRARÁ UM CONTEÚDO ACADÊMICO, INFORMATIVO E REFLEXIVO.NÃO SE ESQUEÇA DE COMENTAR.

Translate This Page

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Filme: Mensagem para você




O filme Mensagem Para Você mostra alguns trechos dos temas citados, como por exemplo, a questão da burocracia que aparece, praticamente, em todo o contexto do filme. Também mostra como é a chefia de uma livraria, o mundo dos negócios algo extremamente burocrático onde existem patrões e empregados, existe toda uma hierarquia já definida de autoridade. As organizações são bem modernas, levando em conta que a cidade em que se passa o filme é Nova York, uma megalópole onde as pessoas se organizam do modo que dá, dividindo apartamentos minúsculos com alguns amigos, etc. E as pessoas supervalorizam a questão simbólica das coisas e pessoas, por exemplo, o dono da livraria Joe Fox, o autor principal por ser quem é, e também, por ser o detentor de um vasto negócio, é popular dentre a imprensa e pessoas comuns. E por fim, a interação social que se dá de uma maneira formal, no trabalho ou ambiente em que a pessoa interage. Às vezes falta de tempo as pessoas procuram meios ''alternativos'' para se interagirem, como no filme a internet, onde os protagonistas se conhecem, tem afinidades e criam uma certa afetividade. Antigamente essa afetividade se dava apenas por meio de com um vasto saber e intimidade para com a pessoa (no caso se dava única e exclusivamente pessoalmente). A internet se tornou o meio de comunicação em massa mais usado entre as pessoas, essa popularidade deu se graças ao seu vasto repertório de conhecimento proporcionado aos seus usuários e também pela sua capacidade de interação em tempo real, algo que até então os meios de comunicação como a televisão e rádio (até então, os mais difundidos) não proporcionavam de forma tão ''nova'' como fez a internet.
Nos dias de hoje, as pessoas buscam novas formas de se conhecer, relacionar e interagir, através de computadores em casa, em lan houses, com celulares e outros meios. Essa comunicação, é em grande volume, com pessoas das mesmas cidades, bairros, estados e chegam a ultrapassar fronteiras e até oceanos, criando um vínculo virtual de amizades, paqueras e namoros, mesmo sem a presença pessoal, e dessa forma, essa interação social acaba influenciando o ser humano.
E no filme podemos observar o quanto a burocracia e as normas de conduta na organização influenciam na vida das pessoas e nas organizações, também. Podemos observar o poder dos meios de comunicação em massa na interação social.
Podemos citar a impessoalidade nas relações mostrando uma passagem do filme, como por exemplo, os funcionários da loja de Joe Fox executam suas tarefas devido a Hierarquia, os cargos e funções são distribuídos na organização e as atividades são realizadas impessoalmente.
Outra idéia burocrática que podemos observar e que na loja de Katheean existe certa igualdade de cargos, todos se revezam nas funções da loja sem uma hierarquia implícita e rígida, cada um faz sua parte e as relações sujeito e empregado são as mesmas, existe uma amizade entre dono e empregado ao contrário da loja de Joe Fox.
Citando o filme e já correlacionando com a realidade das organizações podemos dizer que a burocracia nos trás normas e regulamentos, caráter formal das comunicações, caráter racional e divisão do trabalho, impessoalidade nas relações, hierarquia das autoridades, rotinas e procedimentos contínuos, profissionalização dos participantes e a mais importante que completa previsibilidade do funcionamento. No filme mostra bem isso, como as informações de excelência da loja que Joe Fox e seus sócios têm através de seus empregados, papéis e aparelhos eletrônicos.
Este é importante por que mostra a questão da burocracia em nossas vidas e o quanto ela pode influenciar indiretamente e diretamente em nossas ações, seja no trabalho ou na vida social em geral. Observa-se também o quanto a tecnologia é importante e o quanto ela é útil para uma organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário