PORTIFÓLIO DO DIEGO

NESTE BLOG, VOCÊ ENCONTRARÁ UM CONTEÚDO ACADÊMICO, INFORMATIVO E REFLEXIVO.NÃO SE ESQUEÇA DE COMENTAR.

Translate This Page

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Evangelho Proibido de Judas "Evangelium Judas Iscariot"




O evangelho de Judas Escariotes, foi descoberto por um fazendeiro egípcio que procurava por artefatos e quando entrou em uma caverna encontrou um esqueleto com uma caixa de pedra sobre sua cabeça, e la contia um códice e sem se dar conta vendeu para um comerciante egípcio no mercado.
Uma colecionadora de antiguidades comprou o códice e levou para a Universidade dos E.U.A, e comprovaram que era  o Evangelho de Judas.
Uma restauradora de documentos, Fleohas, abre pela primeira vez o evangelho de Judas, o documento estavam muito mal conservado  e escrito com a língua egípcia, Cóptico da qual foi escrito o documento. Eles desvendaram a história que a igreja católica condenava todos aqueles que se opunham  por heresia, e logo no começo do artefato a seguinte frase se destacava:"Evangelium Yudas" O Evangelho de Judas
Mas quem foi Judas? Na bíblia está escrito que Judas fora o homem da qual traiu Jesus, sem ele a crucificação poderia nunca ter acontecido, o que se sabe de Judas é muito pouco, inclusive na própria bíblia se fala muito pouco sobre  Judas,ele era um dos doze apóstolos de Jesus, e ele pode ter vindo da Judéia e não da Galiléia.
Alguns peritos na bíblia contam que Judas pode ter sido o homem do qual Jesus mais confiava, isso torna sua traição ainda mais desprezível.
"Judas entregou seu amigo, ele traiu a confiança de Jesus e de seus amigos apóstolos, e desde então tem sido amaldiçoado por todos como, traidor, talvez se ele não tivesse traído Jesus a crucificação não tivesse acontecido".
A reputação de Judas é contada com apenas 18 passagens nos evangelhos, o que dizem é que Judas não aparece muito no novo testamento, fato pode ter ocorrido por ele ser uma vergonha, um traidor. O que se tem sobre Judas é tudo muito sinistro, o que se entende sobre ele é que ele foi e continua sendo o vilão da história, existem até aqueles que dizem que ele foi influenciado pelo mal, ou seja Satã.
Mas e se existisse uma outra história, uma que mostrasse que na verdade Judas foi um herói, uma história que virasse sua imagem do avesso?Existe só um problema, a história nos mostra que houve!
Por volta do ano 180 d.C, o bispo Iríneu, um dos primeiros e mais influentes membros da Igreja católica, escreveu um severo ataca sobre um livro em circulação na época, seu título: O Evangelho de Judas.Este livro mostrava o relacionamento entre Judas e Jesus, e relatava que Judas não tinha traído Jesus, mas feito o que Jesus queria que ele fizesse, pois Judas era o único  que conhecia toda e total verdade, Jesus queria que esta verdade fosse comunicada. Mas esta versão do evangelho foi totalmente condenada por Iríneu e por outros membros da igreja por heresia, apagando da história, e o livro nunca mais foi visto. Será?...Doutores e especialistas em bíblia, história antiga, papiros e paleografia, estudo da escrita antiga, cóptico  e especialistas em radio carbono( especifico em datação antiga) escreveram a tradução final dos papiros já danificados pelo tempo.
Os especialista acreditam que o evangelho no início foi escrito em grego e mais tarde traduzido para o cóptico, língua antiga usada pelos faraós no Egito antigo.
 Recentemente os arqueólogos descobriram alguns manuscritos antigos chamados de manuscritos de Nag Hammadi, da qual tem muita semelhança com o Evangelho de Judas, as semelhanças são algumas palavras adotadas na época e uma visão mundial semelhante sobre o mundo.
Os cientistas acreditam que os mesmos movimentos que escreveram o Evangelho de Judas também escreveram os manuscritos Nag Hammadi, um parece completar o outro e todos datam do terceiro e quarto século, mesmo período em que o Evangelho de Judas foi copiado. Para os especialistas a palavra "Tempo" e "Localização", confirmam que o Evangelho é um autentico texto antigo.

Contam que os Códices de Judas foi roubado do Egito levado para os E.U.A.
Jerusalem, século I depois da morte de  cristo, nesta época existiam muitos conflitos e divergências religiosas, comandados por Roma, ali nascia o cristianismo. 
O começo do cristianismo não era como a maior parte das pessoas acha, não existia bíblia e os conhecimentos religiosos eram praticados informalmente de cristão para cristão, com divergentes idéias. Proximo dos anos  30 e 60 depois de cristo é que começaram a escrever os evangelhos, especialistas afrmam que não existiam apenas 4  evangelhos, mas mais de 30.Evangelho significa boas notícias, então, quem é Jesus e qual a boa noticia sobre ele?Muitas pessoas viram esta pergunta de maneiras diferentes.
Nos primeiros séculos depois de cristo circularam diversas versões do evangelho,uma delas o evangelho de Judas.
Alguns dos primeiros cristãos são conhecidos atualmente como Gnósticos o que significa: povo que sabe.
Os gnósticos eram místicos, pessoas que sentiam que poderiam ter acesso direto a Deus,a palavra Gnostico vem do grego gnosis, que significa: conhecimento, mas este   conhecimento não é o conhecimento do dia-a-dia, mas sim o conhecimento que esta dentro da pessoa, conhecimento que já se tem e não precisa adquiri-lo. É a habilidade de se conhecer a si mesmo, é saber que se tem um pedacinho do divino dentro de si, é reconhecer que o mesmo divino que esta dentro de você esta de fora de você o que construiu tudo a sua volta e rege tudo o que se vê, muitos dos gnósticos eram cristãos.
Os cristãos foram os que escreveram a maioria dos textos do Nag hammad, suas histórias sobre cristo, são muito mais abstratas e filosóficas sobre o cristo do que o novo testamento.
Na ultima ceia segundo Marcos, Judas não é posto como traidor mas segundo Mateus sua culpa não é negada a momento algum. O evangelho de Mateus foi escrito cerca de 10 ou 12 anos depois do de Marcos, neste evangelho Marcos parece por uma certa culpa do que aconteceu com Jesus em cima de Judas.
A traição acontece no Horto das Oliveiras, fora dos muros de Jerusalém, Judas mostra quem é Jesus para os romanos com o beijo, que seria a identificação  de Jesus perante os outros 12 homens.

Segundo  Mateus, quando Judas soube  que Jesus tinha passado de  Caifás a Pilatos, Judas perdeu as esperanças , e quando pensou que Jesus certamente morreria  mãos de Pilatos cometeu suicídio.
O retrato mais negro de Judas esta no evangelho de João, o ultimo evangelho escrito, segundo ele na ultima ceia Judas e transformado em encarnação do mal. No evangelho de João, Judas é um personagem muito desenvolvido e muito mal, mas uma pergunta curiosa é: Porque razão ao decorrer dos evangelhos Judas vai ficando cada vez mais mal?Porque razão as pessoas contam esta história desta maneira?
Alguns especialistas acreditam que os Cristãos contaram a história dessa maneira, para se distanciarem dos Judeus, com a tentativa de ajudar sua fé a sobreviver.
No ano 66 d.C os Judeus entraram em guerra com os romanos afim de exclui-los de Jeruzalem, foi uma guerra de quatro anos que ficou conhecida como “A grande revolta Judaica”, Jeruzalem manteve cerco as romanos durante meses, mas quando os romanos decidiram a atacar queimaram centenas de Judeus e seus templos, o centro espiritual da vida Judaica.
Hoje tudo o que restou destes templos, foram ruinas onde hoje existe o muro das lamentações da qual os Judeus lamentam sua destruição.
Com isto o problema de Judeus, Cristão e Judeus que acreditavam que Jesus era o Messias, havia acabo dando início a separação de terras entre Cristão e Judeus.
Os cristão espalharam com seu movimento que Jesus foi inocente das acusações dos romanos e que os verdadeiros culpados eram os Judeus, promovendo os cristãos da qual roma sacrificavam todos os dias, diziam que os Judeus eram os culpados pelos desastres e os seguidores de Cristo eram inocentes de todas as acusações.
O fato é que Jesus foi morto pelos romanos em uma cruz romana, isto não há como negar, mesmo assim em toda a história foram os Judeus quem levaram a culpa.
Mesmo assim o retrato que a bíblia pinta de Judas como o mal, como o traidor ainda existe e deu inspiração para um anti-semitismo posterior.
Então todo as figuras malignas criadas pela sociedade, todo ato de maldade e traição era associado a Judas, tomado com traidor pela bíblia, e que pintam o povo judeu como Judas e traidores, mas isto não condiz no novo testamento nem nos ensinamentos que Jesus deixou.
O evangelho de Judas foi traduzido e revelou um seleção de cenas, que ao mesmo tempo que são semelhantes também eram estranhas.
Eis ai alguns relatos
“Este é o relato secreto que Jesus fez a Judas três dias antes de ter celebrado a páscoa: Quando Jesus veio a terra ele fez milagres e grandes maravilhas para a salvação da humanidad, enquanto uns andavam no caminho da escuridão, outros andavam em suas transgressões, doze discípulos foram chamados, muitas vezes não apareceu para seus discípulos como homem, mas sim como criança.”
No Evangelho de Judas, existem relatos de que Jesus hora aparecerá com criança e hora como homem, isto porque eles não conseguiam entender Jesus em um nível mais elevado,ou com uma certa exatidão.
O evangelho de Judas,usa cenas familiares para comunicar idéias não familiares.
Uma vez ele estava com seus discípulos na Judéia, ele os encontrou reunidos, quando ele se aproximou dos discípulos que faziam uma oração de agradecimento pelo pão, Jesus riu.
Os discípulos pensarampor que causa Jesus estava rindo, Jesus viu que os discípulos pensavam que estavam adorando o Deus verdadeiro, mas na verdade eles estavam errados,estavam adorando apenas o Deus criador deste mundo, mas o único que entendia isto era Judas.
Para os Gnósticos, não valia somente adorar o Deus que criou a terra, apenas um ser verdadeiro, um ser além da compreensão será sagrado.
Jesus riu da qual ele encara como uma falsa devoção, mas os apóstolos não entendem e ficam bravos com ele, mas os espíritos dos apóstolos não ousaram se levantar perante Jesus, exceto o de Judas Escariotes. Jesus lança o desafio aos discípulos, Jesus disse: deixem a pessoa perfeita dentro de vocês dar um passo a frente e me encarar, esta pessoa perfeita é a pessoa interior, é a pessoa individual que conhece verdadeiramente as coisas, a pessoa que conhece verdadeiramente o conhecimento de Deus e de si mesmo, os discípulos diziam que conseguiam, mas nenhum conseguiu,exceto, Judas.Então Judas deu um passo a frente e conseguiu ficar perante Jesus.
Se Jesus fosse como os judeus, teriam ensinado uma coisa para as multidões e outra para os discípulos. No evangelho de Marcos no novo testamento, esta escrito isto.
Jesus pediu para Judas cometer a traição, ele disse que era sua tarefa e ele deveria cumprir pois ele sabia toda a verdade e obtia a sabedoria mais profunda. Judas disse que não poderia cometer tamanha atrocidade, mas Jesus disse para confiar na palavra e que ele ressuscitaria ao terceiro dia.Então Jesus mostrou um sinal dos céus da qual Judas ficou surpreso com o que tinha visto, algo inigualável, onde nunca se houve relato de tal visão. Judas não entendeu tal visão ate que Jesus o explicou e mostrou o porque que Judas deveria tomar ação tal repugnante, era sua missão e não deveria falhar. Foi quando Judas tomou coragem e foi para a prática da missão, chamou os romanos e entregou Jesus perante todos os outros discípulos. Na verdade Judas não faz um ato mal, ele faz um sacrifício, ele se sacrificou em prol de uma coisa boa, obedeceu as ordens de Deus.

Ao contrario dos outros evangelhos, o evangelho de Judas não contem cenas da crucificação, ele termina brutalmente com a traição de Judas, omitindo a crucificação o evangelho de Judas gera uma tensão entre os ortodoxicos emergentes e os gnósticos.
Nos primeiros evangelhos são a morte e a ressureição de Jesus o que importa para a salvação,.ele morre e depois Deus ressussita seu corpo dentre os morto, esta ressureição é muito importante, tanto que nos evangelhos de Mateus, Lucas e João aparece para os seus seguidores para mostrar que  esta vivo, que seu corpo ainda esta vivo, isto é completamente diferente do que acontece no evangelho de Judas, onde não há nenhum relato da morte de cristo, porque sua morte não é o que realmente importa, não há nenhum relato da ressureição de cristo.
O que importa é que o corpo vai morrer e o espirito vai continuar.
Para os gnósticos Jesus tinha que morrer, para se libertar da prisão de seu corpo, mas nos olhos da igreja ortodoxica cristã, esta interpretação selou seu destino como hereges.
Se pensarmos, o evangelho de Judas, não nos conta quem foi o homem Judas e nem o homem Jesus, com fatos decisivos, mas nem os evangelhos nos contam realmete quem foi estes homens com clareza, mas sim as vezes o que eles pensavam e fizeram.
Agora sabemos que o evangelho de Judas veio da antiguidade e que sua cópia foi feita entre os séculos 3 e 4, mas o seu manuscrito original veio do século 2 ou 3 como os outros? Não há como sabermos isto, é impossível, quase todos os especialistas acreditam que os quatro evangelhos foram escritos nos anos 60 a 100 depois de cristo, por conta de Iríneu sabemos que o evangelho de Judas existiu nos anos 180 e 100 depois de cristo, mas não temos meios de saber quando o original foi escrito. Para compararmos o evangelho de Judas com os dos outros discípulos vai depender não do que foi encontrado ou do que esta escrito , mas sim do que acreditamos.
Para julgar, verdadeiro  ou não  depende de cada um e de sua fé, é uma questão religiosa e fica da vontade de cada um com o que se acredita e legitima como verdade.
Você decide inclui-lo ou não juntamente com os outros evangelhos.
O que se pode concluir que os ensinamentos do evangelho de Judas e de Nag Hammadi eram ensinamentos de nível avançado , não para qualquer um mas para poucos, e os outros evangelhos se destinaram para a grande massa, para ser apenas lido e entendido sem grandes notações, portando eles não tem as mesmas funções dos evangelhos de  Mateus, Marcos  e Lucas.
Estudo avançado ou heresia o evangelho de Judas nos força a reconhecer que no início não havia só um cristianismo , mas vários, graças  aos manuscritos de Nag Hammadi  e o evangelho de Judas os estudiosos aprenderam sobre outros tipos de cristianismo, que foram esmagados e marginalizados e que mais tarde desapareceram.
Com isto concluímos que sempre as pessoas buscaram e enxergaram Deus de maneiras diferentes, a cada vez que ele faz parte de nossa história ele nos desafia a fazer a seguinte pergunta: Porque  acreditamos e no que acreditamos?
Os primeiros padres lutaram contra a existências dos gnósticos, pois eles pregavam que o corpo era um espécie de prisão para o espirito divino, para eles a morte era uma coisa boa e acreditavam que judas foi um herói por libertar Jesus de sua prisão.
Contudo idéias como esta eram fortes demais para os primeiros lideres da igreja, indo   contra tudo  o que se acreditava na época. E eles simplesmente excluíram mais de trinta evangelhos inclusive o de Judas, tirando-os fora do novo testamento. Mas como os lideres decidiram o que manter e o que desprezar? De alguma maneira o Evangelho de Judas acabou sendo descartado, mas por qual motivo fariam isto?
Lyon, ano 180 d.C, um influente bispo chamado Irineu esta prestes a ajudar purificar a mensagem crista , regenteitando grande parte dos evangelhos. Na época o cristianismo era ilegal e os cristão estavam pagando com a vida. Os romanos sacrificavam os cristãos por se recusaram a sacrificar  animais para os deuses romanos. Os romanos espancavam, torturavam os cristãos em praças públicas a fim de entreter a população, certa vez os romanos sacrificaram 100 cristãos provocando certa dúvida em Iríneu, fazendo pensar o que era fé e se valia morrer por ela sem mesmo saber o que se tratava de fé. Ele pensou  o que são os evangelhos? O que é a fé sagrada da qual se morre?
Para definir a fé sagrada Iríneu escolhe 4 evangelhos no meio de mais de trinta.
Os cientistas acreditam que não foi por acaso que Irineu escolheu os quatro evangelhos excluindo o de Judas, pois no evangelho de Judas ele é retratado como o mocinho, como o que conheceu a verdade de Jesus, o único da qual compreendeu  o que Jesus pretendia fazer, não era visto como o errado, mas sim como o que salva Jesus.
O evangelho foi levando para o departamento de Física, na Universidade do Arizona, onde foi submetido a teste de carbono 14, para se determinar se realmente o livro era verdadeiro e qual seria sua idade. Foi comprovado que o livro tinha sido escrito entre os séculos 3 e 4  d. C, entre os anos 280 d.c com margem de 50 anos antes ou depois. Concluindo que realmente o livro é verdadeiro.
Uma passagem do Evangelho mostra que Judas e Jesus tinham um relacionamento singular, onde  Judas sabia os segredos mais confidencias de Jesus, inclusive sobre o paraíso.
O evangelho  de Marcos para os estudiosos, foi escrito por  volta do ano 60, e é considerado o primeiro evangelho, cerca de 1/3 deste evangelho, trás referencias a Judas, assim como no Evangelho de João, a    atitude de Judas quase sempre é notada, mas no evangelho de Marcos, Judas não é nenhum vilão. Segundo o relato de Marcos o foco não era Judas, Jesus disse que o seu fim estava próximo e que um dos apóstolos sentados na mesa o trairia, logo Jesus teve uma conversa muito intima com  Judas da qual nenhum outro apóstolo pode  entender do que se tratava.Este fato de Jesus ter uma conversa muito intima com Judas foi muito doloroso para eles.
Seria de fato que Judas teria uma imagem  totalmente diferente no seu evangelho, o que existe no novo testamento realmente tem muita diferença no que esta escrito no  evangelho de Judas?
Mas nem sempre Judas é tratado como vilão, ele vai ficando mais malévolo a medida que vamos passando  de evangelho para evangelho, que vai de marcos até o ultimo o de João.
Judas, o mocinho ou o traidor? E ai? O que acham? Será mesmo verdadeiro esta história, por qual motivo o Evangelho de Judas ficou tão escondido por todos estes séculos? Pense, reflita....

Gostaria de  dizer independente de ser verdade ou não, esta história, é demais, super legal nos leva a pensar sobre nossa história e historia das religiões. O evangelho de Judas pode ser ou não verdadeiro, pode ser que Judas foi um bom rapaz, pode até ser que ele foi um traidor, mas a imaginação e a reflexão tirada desta história é demais.
Deixem seu comentário sobbre esta postagem, é muito importante para nós.
Espero que tenham gostado e se quiserem saber mais sobre esta história baixem este documentário realizado pelo NatGeo e se entorpeçam de tanta história.


Deixe seu comentário!

O evangelho de Judas: Dowloand




Obrigado Diego Elias

Nenhum comentário:

Postar um comentário