PORTIFÓLIO DO DIEGO

NESTE BLOG, VOCÊ ENCONTRARÁ UM CONTEÚDO ACADÊMICO, INFORMATIVO E REFLEXIVO.NÃO SE ESQUEÇA DE COMENTAR.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PLOTINO



         Nasceu em Licópolis, no Egito, no ano de 205 da nossa era e morreu aproximadamente aos 66 anos. Aos 28, começou a estudar Filosofia e sua insaciável inquietude o levou a relacionar-se com Amônio Saccas, mestre de renome em Antioquia.
Amônio Saccas
Amônio Saccas representava a união de diversas correntes filosóficas grega, predominando fundamentalmente a corrente               neoplatônica . Fez da sinceridade a sua bandeira e quis evitar a todo custo o formalismo. Por isso, não queria que suas doutrinas chegassem ao público em geral e reduzia seus ensinamentos a um pequeno círculo de alunos e  amigos, com os quais discutia livremente suas opiniões.
Plotino frequentou, durante onze anos, a escola de Amônio, depois disso quis viajar à Índia. Uniu-se a uma expedição que se dirigia à Persia e a duras penas, pode escapar vivo e regressar à Alexandria.
Aos 40 anos viajou  a Roma e lá abriu uma Escola de Filosofia com o mesmo espírito de Amônio: o ensinamento oral a seletos ouvintes. Entre seus discípulos, destacou o seu magistério. Quando Plotino já contava com 59 anos, uniu-se a ele Porfírio. Naquele momento Plotino já havia escrito vinte e um tratados e a pedido de Amélio e Porfírio, chegou a escrever cinquenta e quatro, que foram agrupados em seis livros de nove tratados cada, chamados “Enéadas”.
Sua influência foi sentida  entre as mais destacadas personalidades romanas, incluindo as mulheres, muitas famílias lhe confiaram a educação de seus filhos e o cuidado de suas fortunas.
O ideal de Plotino foi dispor de uma cidade para fundar Platonópolis, regida pelas leis de Platão. Porém, os interesses que pressionavam o Imperador Galiano, não permitiaram que essa ideia frutificasse.
Todo seu ensinamento filosófico-religioso baseia-se na contemplação, na união com Deus, chegando a um estado de êxtase, que soube descrever com uma emoção sem igual. Vivendo em tão elevados planos espirituais é compreensível que negasse, absolutamente, a se ocupar do corpo físico, que não quisesse falar de seus pais, da data de seu nascimento e que não deixasse retratar. Muitos de seus amigos não compreenderam essa atitude e o abandonaram . Vítima de uma doença  fatal, retirou-se para o campo, onde morreu. Suas últimas palavras registradas foram: “esforço-me por elevar o que há de divino em mim ao que há de divino no Universo”.
Em seus escritos, recopilados e ordenados por Porfírio, nota-se a preocupação em elevar a Alma, do mundo pluralizado, até o Primeiro Princípio.
Os temas tratados nas Enéadas são os seguintes:
1ª Enéada: O homem e a moral
2ª Enéada: O mundo e suas leis físicas
3ª Enéada: O destino e a providência
4ª Enéada: Sobre a alma
5ª Enéada: A inteligência
6ª Enéada: Resolução das anteriores. O ser e o uno.

Entre as várias escolas neoplatônicas que existiram, mencionamos:

*ROMA (Racional e Dialética)
*ATENAS (Racional e Lógica)
*PÉRGAMO (Alta Teurgia)
*SÍRIA E ALEXANDRIA (Mistas)

SÍNTESE DE SUA FILOSOFIA

Plotino parte de uma Tríade que também  aparece em todas as religiões, por isso é evidente uma origem comum em todas elas.
A Tríade origina-se no Uno Absoluto ( Swavabat – Pai – Mãe – para os orientais), sobre o qual todo qualificativo tona-se supérfluo. Do Uno emana a Tríade: Ser, Inteligência e Criação.
O Ser é a energia, a inspiração com todas as potencialidades do Uno, mas necessita do esquema, da formação que lhe dá a Inteligência e Criação.
Em nossa pequena dimensão humana, essa Tríade reflet-se tal como é no Grande Universo.

TEORIA COSMOGÔNICA DE PLOTINO

"Tudo era o Uno e o Uno era tudo, formado de Amor e seu amor era Bom, Belo e Justo e de tanto amor transbordou-se dando origem ao Ser, e o ser vendo o Uno contendo tanto Amor sendo tão Belo, tão Bom e tão justo encheu-se de Amor e transbordou, transbordando deu origem a Inteligência e a Inteligência  vendo o Ser ser tão Bom, tão Belo e tão Justo encheu-se de Amor e transbordou, dando origem a Criação, e a Criação vendo a Inteligência ser tão Bom, tão Belo e tão Justo encheu-se de Amor e transbordou dando origem ao Mundo e tudo que existe nele."

É uma teoria de criação muito próxima do que conhecemos atualmente como o Gênesis ou até mesmo a cosmogonia de Hesíodo, é muito fácil fazer um paralelo entre as teoria de criação que conhecemos atualmente seja do Ocidente ou Oriente. É necessário ter uma visão ampla e sem pré-conceitos sobre as religiões e filosofias sejam elas orientais ou ocidentais, é necessário o estudo comparado de todas as religiões e filosofias para não só compreender a si mesmo mas para compreender o mundo em que se vive.



Autor da Imagem: Diego Elias

IMAGENS
PLOTINO::http://antigasabedoria.blogspot.com.br/2008/08/amnio-sacas.html
AMONIOS:http://medievalismo.wordpress.com/category/historia/

Um comentário:

  1. Nice weblog right here! Also your site quite a bit up very fast!

    -----------------------------
    SEO Melbourne | SEO Perth | SEO Sydney

    ResponderExcluir